cv

CICERO disse que...

«HISTORIA MAGISTRA EST VITAE»

(A História é a mestre da vida)

"Para isso é preciso conhece-la e, necessariamente, a História da nossa Pátria. As grandes e belas tradições de Portugal, os feitos cometidos pelos portugueses, nos seus oito séculos de existência como nação livre, constituem uma epopeia maravilhosa que nenhum de nós pode ignorar."

Jorge de Figueiredo

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________



A construção deste Blog vai na vontade de mostrar e divulgar todo um património riquíssimo, tanto construído como natural no concelho de Trancoso, através de fotografias feitas durante vários levantamentos e visitas a locais de interesse histórico, desde que cheguei a Trancoso (1987) até aos dias de hoje.


Penso que é importante, para mostrar os meus trabalhos de investigação e catalogação sobre todos estes valores culturais existentes no concelho, e também importante para a sua divulgação turística no meio nacional e internacional.


Para podermos falar do Património artístico e cultural do Concelho de Trancoso, necessitamos de conhecer o seu território e um pouco da sua História, a qual é riquíssima em factos e personagens e muito vasta no tempo.


Desde que vim para Trancoso, sempre achei que a zona tinha uma grande potencialidade turística, quer pelo seu património construído quer pelo natural que nos oferece paisagens magnificas, com as suas características muito próprias. Os grandes afloramentos, aglomerados e penedos graníticos marcam a região planáltica trancosana, também os Ribeiros da Teja, Massueime e o próprio Rio Távora que nasce junto a Trancoso, com as suas bacias hidrográficas que ajudam nos regadios do território de um concelho que tem uma variedade de altitudes que vão dos 430 m até aos 998m da Serra do Almançor (o Velho), ou Serra do Pisco.


Rui de Figueiredo

terça-feira, 19 de dezembro de 2017

INTERIOR DO CASTELO AO FIM DO DIA
A cor nas ameias, do sol a por-se por cima da Serra do Almançor
Fotografia de 17 de Dezembro de 2017

INTERIOR DO CASTELO, entrada

Torre que brevemento vai para um pequeno núcleo museologico contendo o material encontrado nas escavações
arqueologica ali decorridas durante a primeira e segunda  decada deste século.
Fotografia de 16 de Dezembro de 2017

terça-feira, 5 de dezembro de 2017

TRANCOSO

Vista do cimo da Torre de Menagem do Castelo.
Fotografia de 03 de Dezembro de 2017